como funciona o armazenamento em nuvem

Em todo o mundo, a pergunta sobre como funciona o armazenamento em nuvem é cada vez mais frequente. Isso pois, dia após dia, empresas que buscam vantagens como a redução de custos e o aumento da produtividade têm adotado essa tecnologia.

Leia mais: Como otimizar a tecnologia da informação com os serviços na nuvem

A razão para esse movimento é simples. Em comparação ao sistema antigo, no qual as informações essenciais eram salvas apenas em meios físicos, o cloud computing realiza o mesmo processo por vias digitais.

Deste modo, é possível oferecer maior proteção de dados, assegurando que eles serão preservados, pois não estarão sujeitos a acidentes e adversidades que podem aparecer nos locais onde os servidores se encontram.

Com isso em vista, o mercado vem crescendo a passos largos. Segundo pesquisa recente da Gartner Insight, 80% das companhias deverão desligar seus data centers e focar na migração para a nuvem.

A Seen by Indeed corroborou esse número, apontando em estudo recente que a área movimentará em torno de US$ 331,2 bilhões no ano de 2022.

O Brasil é um dos países que tem investido nessa inovação. Segundo relatório da Citrix, o Brasil é o país que mais usa o armazenamento em nuvem na América Latina, com 57% das corporações aplicando em suas operações serviços como esses. 

Mas, afinal, como funciona o armazenamento em nuvem? Para responder essa questão, preparamos esse conteúdo completo. Confira:

Como funciona o armazenamento em nuvem?

O processo para a adoção da nuvem nas instituições é simples. De forma geral, se estabelece pela contratação de uma provedora que fornece o serviço e, assim, passa a guardar os arquivos em seus servidores e os disponibilizar na internet para as contratantes

Dessa maneira, é possível desfrutar de uma série de benefícios. Um dos principais é a mobilidade, isto é, a capacidade de acessar os dados de qualquer local do mundo, por diferentes dispositivos e no momento desejado

Essa alternativa permite também uma escalabilidade não vista anteriormente. Assim, há a possibilidade de diminuir ou aumentar a quantidade de espaço acertado conforme for necessário. Tudo isso é feito de forma veloz, sem depender de longos períodos de instalação. 

Veja também: Nuvem privada: entenda tudo antes de fazer a migração

As organizações podem, inclusive, personalizar os recursos de acordo com suas demandas e, por meio dessa ação, reduzir consideravelmente as despesas.

Saiba como funciona o armazenamento em nuvem e entenda as adversidades da solução

Uma série de riscos podem dificultar o andamento das tarefas dentro das corporações, como falhas de segurança e ataques de hackers

Desse modo, é imprescindível que, ao adotar soluções de cloud computing, sejam buscadas funcionalidades como a presença de antivírus e antimalware.

Além disso, para assegurar a confiabilidade desses sistemas, a existência de planos de recuperação de desastres, o uso de backups recorrentes e a criptografia de dados devem ser considerados.

Compreenda como funciona o armazenamento em nuvem e escolha o melhor para o seu negócio

A add it Cloud Solutions sabe que as empresas que se perguntam como funciona o armazenamento em nuvem buscam ter bons resultados no mercado de tecnologia. 

Com essa solução, pode-se diminuir as despesas relacionadas a procedimentos internos e externos e alavancar a produtividade dos colaboradores, além de permitir a agilidade exigida atualmente.

Por isso, contamos com serviços ideais para viabilizar essas melhorias dentro das instituições. Nossa nuvem privada é eficiente e promove aumento na performance, bem como possibilita maior segurança por meio de funcionalidades de última geração. 

Quer saber mais? Entre em contato e tire suas dúvidas!

Categories:

Tags:

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *