cloud solutions

A crise do coronavírus trouxe à tona um novo cenário para toda sociedade, demandando modernização das empresas para garantir produtividade e eficiência durante a quarentena. As vantagens das cloud solutions fazem com que essa estratégia ganhe destaque para atender ao home office, mas também persista na organização, mesmo após a pandemia.

Vale destacar que, com o aumento do home office, as soluções em nuvem viabilizam a transformação digital nas corporações e tornaram-se fundamentais para o enfrentamento da crise e adequação à nova realidade.

Leia mais: Como a infraestrutura em nuvem pode ajudar na adaptação ao trabalho remoto? Veja 5 dicas

Inclusive, de acordo com o estudo Relatório Global de Serviços Gerenciados 2020, da NTT, estima-se que a demanda por conhecimento em infraestrutura de nuvem terceirizada para provedores de serviços deve aumentar para 77% em 18 meses

Por isso, elaboramos este conteúdo completo para te ajudar no que se refere a cloud solutions. Saiba mais a seguir!

Qual a importância das soluções em nuvem?

As cloud solutions já tinham uma demanda crescente há anos em decorrência da flexibilidade e vantagens da nuvem para diversas operações corporativas. No entanto, o trabalho remoto exigiu a transferência rápida de diversos processos para esse modelo.

Os gestores elencam os inúmeros benefícios que têm motivado o investimento em cloud solutions, além da ampliação das transformações digitais, como por exemplo:

  • Maior flexibilidade financeira, com potencial para redução de custos;
  • Aumento da agilidade operacional;
  • Melhor disponibilidade dos serviços;
  • Qualidade e segurança no armazenamento de dados;
  • Praticidade de acesso;
  • Aumento de eficiência e produtividade das equipes e processos;
  • Maior segurança cibernética.

Tal conjunto de vantagens das cloud solutions tem favorecido o investimento crescente. Porém, os gestores devem avaliar quais estratégias têm maior potencial para elevar a produtividade e eficiência de acordo com as atuais demandas da corporação. 

Saiba também: 5 dicas de como aumentar a produtividade no trabalho com inovação tecnológica

7 estratégias de cloud solutions para elevar a produtividade e eficiência

Principalmente com o trabalho remoto como uma necessidade e tendência em decorrência da crise do coronavírus, a operacionalidade das empresas depende mais de soluções em nuvem. São atividades como compartilhamento de tarefas, reuniões online, atendimento remoto, gestão de processos e operações digitais que necessitam da nuvem.

As cloud solutions, então, oferecem uma série de estratégias que vão em direção a essas demandas. Conheça a seguir!

1. Computação em nuvem pública, privada e híbrida

De acordo com as necessidades mapeadas e o orçamento, a empresa pode investir em diferentes estruturas na nuvem para serviços, armazenamento e operações.

O modelo mais econômico é a nuvem pública, cuja estrutura é compartilhada, mas isso reduz as possibilidades de personalização da solução. Já a nuvem privada tem custos de instalação e manutenção mais elevados, mas oferece maior segurança e exclusividade.

A nuvem híbrida une as vantagens de cada um dos dois modelos, podendo ser estruturada de acordo com as necessidades identificadas.

Veja também: Nuvem híbrida: como funciona e quando usar?

2. E-mail na nuvem

O e-mail na nuvem tinha uma demanda crescente devido aos seus benefícios não apenas para comunicação corporativa, mas por viabilizar projetos personalizados, garantindo maior integração e colaboração entre as equipes no desenvolvimento e execução das atividades.

Saiba mais: Por que usar o e-mail na nuvem na sua empresa? Veja 6 razões

3. Desktop virtual

Uma plataforma de desktop virtual garante a integração das aplicações, dados e operações necessárias à execução das atividades. Dessa forma, mesmo do computador doméstico, os profissionais conseguem exercer as atividades e ter acesso a todas as informações necessárias.

4. Drive online e armazenamento de dados

A estratégia de armazenamento de dados é indispensável para facilitar o acesso dos colaboradores em home office sem comprometer a segurança.

Com o drive online, a equipe de TI consegue realizar configurações personalizadas para garantir o acesso restrito dos colaboradores autorizados e gerenciar as permissões de acesso e edição, por exemplo.

5. Backup na nuvem

O backup sempre foi uma estratégia imprescindível à segurança operacional e corporativa, pois assegura a integridade dos dados do negócio. O que evita problemas causados por mau uso dos colaboradores, danos à infraestrutura física ou mesmo ataques hackers.

No atual cenário, a estratégia alocada na nuvem torna a operação mais estável e segura, minimizando as chances de danos não previstos.

Veja ainda: Saiba quais são ameaças cibernéticas mais comuns para empresas

6. Recuperação de desastres

Com o aumento do home office, os gestores também devem considerar que a rede corporativa torna-se mais vulnerável devido à descentralização dos acessos, exigindo um plano de contingência e mitigação de danos.

A recuperação de desastres consiste em uma estratégia que viabiliza restaurar a rede em caso de intercorrências, como ciberataques.

7. PABX cloud

Entre as cloud solutions disponíveis, destaca-se no atual momento o PABX cloud, solução para facilitar a operação, reduzir custos e integrar as práticas de comunicação do negócio.

Com diversos ramais e agilidade na comunicação, a solução garante que os colaboradores possam atuar de forma colaborativa mesmo em home office.

Como estruturar uma estratégia na nuvem?

Com tantas possibilidades, os gestores devem avaliar quais as principais demandas da empresa e como as cloud solutions podem elevar a produtividade e eficiência em modelos home office e presencial.

A modernização dos processos, no entanto, exige uma parceira estratégica. A add it Cloud Solutions é uma empresa especializada e com experiência em diferentes soluções baseadas em computação em nuvem.

A empresa disponibiliza as diferentes estratégias necessárias, como nuvem pública, privada e híbrida, armazenamento, PABX, e-mail, desktop virtual, backup e outras.

Veja ainda: Como desenvolver uma política de virtual desktop workspace na sua empresa e garantir a produtividade no trabalho

Como diferencial, os clientes podem personalizar as soluções adotadas, desenvolvendo práticas mais alinhadas com os objetivos e demandas do negócio.

Quer saber mais sobre as soluções em nuvem da add it Cloud Solutions? Veja aqui!

 

Tags:

Comments are closed