transformação digital nas empresas

É fato que não existe transformação digital nas empresas sem inovação tecnológica. Porém, não é só isso. É fundamental compreender que implementar tecnologias disruptivas de forma isolada não basta.

Para que as mudanças ocorram de forma satisfatória, as organizações devem primeiramente inseri-las na cultura organizacional. Ou seja, é preciso promover treinamentos, capacitações e outras ações para educar e envolver os colaboradores no novo cenário.

Inclusive, uma pesquisa desenvolvida pela McKinsey, em 2017, mostrou que o principal gargalo para a transformação digital é justamente a resistência interna de algumas organizações.

Para se ter uma ideia, 25% dos entrevistados afirmaram que o maior obstáculo é uma cultura contrária a riscos e experimentações. Outros 20% relataram que a falta de compreensão da cultura organizacional é um dos grandes desafios. Mas como vencê-los para adotar a transformação digital plenamente? Veja a seguir!

Como implementar a transformação digital nas empresas?

Atualmente, a transformação digital nas empresas é um fator obrigatório. Mas, como vimos, existem adversidades a serem enfrentadas. Para superar tais problemas, apresentamos boas práticas que podem ajudar.

Confira 7 ações a serem tomadas para que as mudanças tenham sucesso:

1. Engajar os funcionários

Como dissemos, é essencial que, antes de colocar em prática a transformação digital, as organizações foquem no engajamento dos times. Os colaboradores devem ter consciência sobre as mudanças nos processos e quais as condutas serão necessárias.

Além disso, os funcionários devem ser estimulados a desenvolver novas habilidades por meio de treinamentos e vivências.

2. Priorizar a experiência do consumidor

Outro fator essencial para a transformação digital nas empresas é priorizar os clientes. Isso quer dizer levar em conta o perfil, características, dores e preferências no momento de criar qualquer estratégia e de adotar tecnologias e inovações.

Afinal, a experiência de compra é cada vez mais valorizada e faz a diferença na escolha por uma marca em relação à concorrência.

3. Desenvolver novas equipes

Como a transformação digital nas empresas traz a automação de vários processos, os times devem ser readequados.

Por exemplo, enquanto alguns colaboradores monitoram o desempenho das máquinas, outros contribuem com o desenvolvimento de estratégias.

O importante é estabelecer uma cultura de trabalho colaborativo. Isso permite que os funcionários compartilhem suas ideias, participem da tomada de decisão e sigam motivados.

4. Integrar colaboradores

Outra conduta das organizações que estão passando pela transformação digital é criar equipes de estratégia. Os líderes dos times, por sua vez, incentivam a colaboração entre os colaboradores.

Um especialista de TI, por exemplo, ao focar nas necessidades dos diferentes setores, pode escolher tecnologias mais adequadas para otimização de processos.

5. Buscar apoio interno

Para enfrentar a resistência em relação à transformação digital nas empresas, é importante que a área de TI busque o apoio de outras equipes.

Os gestores devem explicar:

       ● Quais as mudanças serão propostas;

       ● De que formas as áreas serão beneficiadas;

       ● O que a organização tem a ganhar, entre outras informações.

Desse modo, cria-se uma cultura que contribuirá para as mudanças serem efetivas.

6. Fortalecer a comunicação interna

A transformação digital, quando bem estruturada, traz crescimento para os negócios. Porém, na mesma medida em que uma empresa se expande, os times vão ficando distantes. O resultado pode ser uma comunicação ineficiente. O que atrapalha o andamento das atividades.

Para rever esse quadro, é importante uma mentalidade inovadora, com mecanismos de incentivo ao diálogo e ao compartilhamento de experiências.

7. Construir novas lideranças

O CIO (Chief Information Officer, mais conhecido como diretor de TI), normalmente, é o responsável por planejar a transformação digital nas empresas. Mas é interessante desenvolver novas lideranças de diferentes áreas para opinar e analisar as estratégias e mudanças propostas.

Com isso, as soluções se tornam realmente eficazes para o cotidiano das equipes, otimizando processos e trazendo resultados.

#Dica extra: Buscar parceiros estratégicos

A transformação digital nas empresas também precisa de parceiros qualificados, que entendam o cenário e auxiliem em todo o processo de inovação tecnológica.

A add it Cloud Solutions é uma empresa que atua em sinergia com as necessidades de cada cliente. Desse modo, implementamos tecnologias customizadas de computação em nuvem e serviço gerenciado de segurança.

Entre os principais serviços, estão:

● Nuvem privada, pública ou híbrida;

● Backup na nuvem;

● Recuperação de desastres;

● Virtualização de desktops e aplicações;

● Firewall ou UTM como serviço;

● Geração de relatórios.

Quer saber mais como podemos ajudar o seu negócio a crescer por meio da inovação tecnológica? Entre em contato com um de nossos especialistas agora mesmo!

Tags:

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *