nuvem privada

O conceito de Agricultura 4.0 está consolidado dentro do mercado mundial. Ele, que se refere a modernização do setor através de conceitos e ferramentas da tecnologia da informação, como o uso da nuvem privada, vem se estabelecendo também no Brasil. 

O objetivo desse método é facilitar a vida do produtor rural. Fazendo uso de equipamentos com piloto automático, câmeras e drones aliados a softwares de previsão meteorológica e de gerenciamento de dados é possível cortar cursos e otimizar a produção.

“O setor agrícola está utilizando dados mais do que nunca. Os dados são coletados no solo, nas plantas e nas condições climáticas durante o cultivo e nas máquinas usadas no campo”, comentou Brian Luck, Ph.D em bioengenharia, para a revista The Week.

Leia também: Como os serviços em nuvem podem transformar os negócios?

As principais ferramentas da Agricultura 4.0

Para alcançar a meta de aumentar a produtividade de uma fazenda, é preciso investir em tecnologia. Abaixo, citamos alguns exemplos de softwares e equipamentos que podem facilitar na modernização da sua plantação:

Serviços de previsão meteorológica: 

Cada parte da produção pode ser afetada pelo clima. Sejam fortes chuvas, secas ou extremo frio, essas condições podem atrapalhar a vida do agricultor. Por isso, trabalhar com soluções que ajudem a se preparar para as famosas viradas do tempo é primordial.

Softwares de Agricultura de Precisão

O termo Agricultura de Precisão (AP) é utilizado com o objetivo de definir o uso de tecnologias para considerar as variedades que podem aparecer dentro de uma lavoura. 

Assim, é possível agir de modo a tratar partes que podem necessitar de cuidados diferentes. O mapeamento pode ser feito através de câmeras ligadas a sensores que identificam possíveis anormalidades.

Essa técnica ajuda na saúde das plantações e tem reflexo direto na produtividade daquela lavoura.

Nuvem privada 

O uso de serviços de nuvem privada é uma das principais etapas para a consolidação da Agricultura 4.0. Isso porque nesse modelo é preciso gerenciar grandes volumes de dados. Confira as principais vantagens de contar com serviços de nuvem privada no seu negócio:

Facilidade de acesso: Uma série de aplicativos permitem ao agricultor acompanhar a produção, desde seu plantio até a distribuição em tempo real por meio de celulares, tablets ou computadores.

Armazenamento de grandes quantidades de informações: Para o agricultor, por vezes é necessário acessar informações de colheitas passadas na hora de analisar possíveis novos problemas ou pensar em novas ideias

Com o armazenamento em nuvem, é possível encontrar dados sem maiores dificuldades e com custos mais baixos em relação a outras formas de guardar arquivos e informações.

Segurança: Os números de uma colheita, dos montantes investidos e das vendas são extremamente importantes para uma agronegócio. Estratégicos, eles não podem ser acessados por outros de fora da operação da empresa. 

Para garantir a segurança dessas informações, contar com um serviço de nuvem privada pode ser uma opção interessante, graças a estabilidade do serviço.

Conte com o serviço de nuvem privada da add it para o seu agronegócio

O serviço de nuvem privada da add it têm uma série de qualidades que podem ser essenciais para o seu negócio. Nós gerenciamos toda a infraestrutura, sistemas operacionais e bancos de dados necessários para a aplicação do serviço de nuvem.

Além disso, contamos com monitoramento por 24 horas por dia em cada um dos 7 dias da semana para poder ajudá-lo em caso de dúvidas. 

Entre contato com os nossos especialistas e tenha a melhor solução de nuvem privada para o seu negócio!

Categories:

Tags:

Comments are closed