cloud solutions

Cada vez mais, as cloud solutions se tornam fundamentais para as organizações ganharem eficiência, produtividade e segurança. Com isso, é possível facilitar e otimizar as operações, aumentar a competitividade das empresas e destacar no mercado.

Afinal, a transformação digital é inevitável. E, com o momento atual da pandemia, do isolamento social e a necessidade de trabalho remoto, esta urgência de abraçar a transformação digital ficou ainda mais latente.

Segundo pesquisa do Gartner, quase 50% das organizações possuem 81% ou mais de seus funcionários trabalhando remotamente durante a pandemia de coronavírus. 

Ainda de acordo com estudo da Cybersecurity Insiders, 84% das empresas americanas devem expandir permanentemente este modelo após a covid-19, mesmo com a questão da segurança. Em relação aos riscos, 69% das companhias estão preocupadas com as ameaças de segurança com o trabalho remoto

Importância de tornar a operação digital

Neste cenário, a transformação digital com o apoio das cloud solutions se fazem necessárias. Isso porque ajudam a otimizar o ambiente de trabalho, promover a melhor experiência aos usuários e aumentar a segurança da corporação mesmo com os processos executados em ambientes e redes domésticas. 

O Relatório Global de Serviços Gerenciados 2020 da NTT revela que 48% dos líderes de negócios já reconhecem a necessidade de otimizar as operações. E conforme levantamento da IT Mídia com 130 CIOs de empresas de diversos segmentos, para mais de 90% dos entrevistados, a pandemia acelerou ou antecipou o processo de transformação digital.

De acordo com a mesma pesquisa, as prioridades de implementação e investimento da transformação digital nas empresas neste momento foram três principais:

  • 93% intensificaram o trabalho remoto como cultura;
  • 88,5% dos CIOs focaram em garantir a continuidade dos negócios;
  • 69,5% destacaram a relevância da segurança de dados.

Para colaborar com todos estes fatores, as clouds solutions são as melhores aliadas das empresas. Inclusive, o Brasil é apontado como um dos líderes globais na tendência de adoção de serviços de nuvem híbrida, com quase 91% das empresas considerando a infraestrutura ideal do futuro, revela a Nutanix.

Entre as soluções que asseguram otimização de operações e processos e garantem mais eficiência, estão: 

Como as cloud solutions garantem a segurança da informação

Como vimos, as cloud solutions auxiliam não só para atender a todos os requisitos necessários pelas empresas antes, durante e depois da transformação digital. Mas também são elementos importantes para promover a segurança da informação, manter a proteção de dados e minimizar as ameaças cibernéticas.

Vale lembrar que os ataques e os riscos de vazamentos, violações e roubo de dados estão ainda mais altos atualmente.

Estudo da IT Barracuda Networks descobriu que 46% das empresas sofreram pelo menos um incidente de segurança desde o início da covid-19. Além disso, mais da metade identificou um aumento nos ataques de phishing por e-mail.

Outro dado alarmante é que 76% das empresas estão preocupadas com brechas na cibersegurança, mostrou o Wall Street Journal Intelligence. O estudo também indica a falta de uma estratégia contínua e revisada de cibersegurança em 46% das organizações.

Por esses e outros motivos, entenda como as cloud solutions podem apoiar a segurança da empresa tanto na rede corporativa, como no home office.

Controle e restrição de acesso

Com as soluções na nuvem, as empresas devem fazer o gerenciamento das autorizações de acesso. Assim, é possível liberar ou restringir o acesso de acordo com cada equipe ou funcionário, levando em conta suas necessidades e atribuições. 

Além disso, os acessos às informações de negócios devem ser monitorados para identificar quem, quando e onde usou aplicações, sistemas e dados na nuvem.

Leia também: Como melhorar a competitividade empresarial com a implantação da nuvem?

Gestão de pessoas

Os usuários e colaboradores também são responsáveis, mesmo que indiretamente, por vazamentos e violações de dados. Segundo a Pesquisa Global de Segurança da Informação, realizada pela PwC, 41% das empresas dizem que os funcionários são os maiores causadores de incidentes de segurança.

Por isso, as companhias devem restringir privilégios administrativos para aplicações e sistemas operacionais, conscientizar a equipe e bloquear o acesso a programas desconhecidos.

Auditoria de operações

Além de manter a operação em funcionamento com as cloud solutions, é necessário fazer auditorias periódicas para saber como andam os serviços na nuvem a fim de fiscalizar a conformidade com as políticas e princípios da organização. 

Todo esse processo serve para avaliar a eficiência, adequação e segurança dos processos, sistemas e soluções em nuvem.

Criptografia

Estratégia importante para proteger os dados na nuvem, a criptografia é responsável por controle de acessos e armazenamento de dados, com protocolos e técnicas que garantem a segurança.

Portanto, os negócios devem analisar os esquemas de criptografia disponíveis e realizar os processos apropriados para codificar as informações. 

Saiba mais: Como atender às necessidades das empresas com o melhor armazenamento em nuvem

Política de privacidade

Para proteger os dados pessoais em uma organização, é necessário adotar uma política de privacidade para evitar erros, negligências e violações.

Logo, deve-se fazer uma gestão de riscos e definir políticas e requisitos de privacidade, além de especificar as responsabilidades no caso de perda de dados e prejuízos.

Confidencialidade de dados

O compartilhamento de dados confidenciais na nuvem aumentou 53% entre 2017 e 2018, segundo o Relatório de Adoção de Nuvem e Riscos, da McAfee.

Estes dados envolvem dados confidenciais da empresa, e-mail, dados protegidos por senha, informações de identificação pessoal, pagamento, entre outros. Logo, é necessário adotar novos meios e aplicações extras de segurança para garantir a segurança de todas essas informação.

Leia também: Infraestrutura em nuvem: os principais cuidados com os serviços em nuvem

Backup constante

Por fim, é essencial que todas as informações sejam guardadas de modo seguro para a empresa poder recuperar os dados em caso de problemas ou desastres. 

Dessa forma, os backups de segurança na nuvem devem ser realizados de maneira contínua e constante.

Como implantar a nuvem na sua empresa?

Agora que você já viu a importância das cloud solutions para melhorar a proteção de dados, deve estar se perguntando como implementar as soluções no seu negócio. Para isso, é fundamental contar com uma empresa parceira especialista.

Neste sentido, o conhecimento técnico é um requisito na seleção do fornecedor de serviços, garantindo a melhor infraestrutura e a segurança em nuvem. A maioria das organizações, cerca de 55%, diz que recorre  aos provedores por sua capacidade de ajudar a reduzir os riscos à segurança, segundo o Relatório Mensal de Ameaças da NTT.

A add it Cloud Solutions é especialista em cloud solutions, contando nuvem pública, privada e híbrida, armazenamento, e-mail, desktop virtual, backup, entre outras.

Atuamos com soluções personalizadas de acordo com as demandas e necessidades do seu negócio, assegurando a maior proteção da organização como um todo.

Vale destacar que realizamos o monitoramento contínuo 24×7 e a gestão de segurança. Com isso, trabalhamos para nos antecipar a possíveis problemas.

Quer saber mais? Entre em contato conosco!

Tags:

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *